Sobre o Método

O que é o AtlasPROfilax?

Método suíço criado por René-Claudius Shümperli, que identificou em seus estudos que a maioria das pessoas tinha um milimétrico desvio rotacional na primeira vértebra denominada Atlas. Esta vértebra é a responsável pela distribuição de fibras musculares e das fáscias (tecido conjuntivo que envolve músculos, grupos musculares, vasos sanguíneos e nervos) que vão da cabeça para as demais áreas do corpo. É um método neuromuscular, não invasivo que consiste em uma vibrocompresão controlada e muito específica na musculatura curta da nuca. É realizada em apenas uma sessão. A finalidade é o bem estar físico, psíquico e a melhora da qualidade de vida.

O que é o Atlas?

O Atlas é a primeira vértebra da coluna vertebral

.csm_VID_ATLAS_007_02_7780debdcd.jpg

Seu nome vem da mitologia grega. Atlas era um gigante que tinha e que carregava todo o peso do mundo sobre seus ombros.O Atlas, que é a primeira vértebra cervical, também deve suportar a cabeça. É um osso em forma de anel com duas cavidades adaptadas para fazer o contato com a base do crânio. Ela se encarrega de absorver todo o peso da cabeça e distribuir ao longo da coluna, afetando inditretamente a posição dos ombros, joelhos, tornozelos e apoio dos pés, sendo uma ponte entre a cabeça e o corpo.

csm_VID_ATLAS_003_01_017a211630.jpg

A má posição do Atlas

Se o Atlas está em uma posição incorreta pode causar várias alterações na saúde e no funcionamento normal do corpo, comprometendo a qualidade de vida, a postura e o equilibrio mecânico entre suas partes (coluna e membros). Se o Atlas estiver mal posicionado a base do crânio poderá sofrer alguma pressão mecânica, criando alterações articulares, posturais e musculares. Uma disfunsão mecânica no nível do Atlas pode também alterar o funcionamento normal do sistema nervoso e do fluxo sanguíneo, podendo ocasionar: enxaquecas, dores de cabeça, problemas de coluna e outras disfunções do sistema nervoso e neuromuscular.

Segue exempo de posição correta e posição errada...

csm_atlas_OK_e4674f4592.jpgcsm_atlas_luxat_6e570f3f29.jpg

O método e seus benefícios

O método visa corrigir o desalinhamento do Atlas com precisão, sem qualquer risco e em somente uma sessão. Trata-se de uma massagem vigorosa (vibropressão) na musculatura curta da nuca, que provoca a atenuação das contraturas existentes, dando liberdade ao Atlas para acomodar-se em sua posição natural. Este método é natural, não invasivo e não requer avaliação médica.

O tratamento além de melhorar a qualidade de vida e o bem estar geral pode proporcionar redução significativa das dores, tensões musculares, melhora da marcha e do equilíbrio. É uma medida de prevenção que pode ser aplicada inclusive em crianças, com o objetivo de que cresçam mais saudáveis de corpo e mente.

.

GIF_Atlas2OK_WRONG_01.gif

Os sintomas

Visto que a musculatura curta da nuca e o Atlas são importantes no equilibrio e na postura, uma alteração nessa região pode provocar vários sintomas: Dores de cabeça, bruxismo, dores de coluna, dor no ombro, dormência nas mãos, hérnia de disco, dores nos joelhos, escolise, rotação da pelve, alteração na pisada, perna curta funcional, dores nos joelhos, fibromialgia, desequilibrio, fadiga crônica, insônia e outros males.

spinal-chord.jpg spine.jpg

Reações e contra-indicações

A terapia pode ser realizada na maioria das pessoas, inclusive crianças e idosos. Não realizamos o tratamento em gestantes, pacientes em tratamentos oncologicos e pacientes em pós-operatório recente.

Algumas pessoas relatam melhora imediata, outras demoram um pouco a apresentar melhoras, podendo perceber alterações em até dois anos após o tratamento.

Algumas reações mais ou menos intensas podem aparecer imediatamente ou semanas após a aplicação da terapia. São possíveis reações como cansaço, dores que reaparecem e tensões musculares na regiaão da coluna. Além disso, antigas dores que não foram completamente curadas podem reaparecer momentaneamente, porém de forma diferente, até desaparecerem progressivamente. Isso indica que o corpo já está em processo de auto-cura, então são reações benéficas e passageiras.

Qualidade e aplicação

O método AtlasPROfilax® só poderá ser praticado com segurança e precião por um ATLASPROFS® formado e qualificado em Sierre na Suiça. Os nossos associados possuem além do registro profissional no Brasil a formação pela Academia Suiça.

Tarifas

Tarifa miníma sugerida (tratamento e retorno):


*ADULTO: R$ 600,00
*CRIANÇA: R$ 550,00


OBSERVAÇÃO: Poderá ser cobrado uma taxa de deslocamento quando o profissional atender fora da sua cidade de atuação.

Copyright © 2020 - Associação Brasileira de Atlasprofilax - ABAP - Desenvolvido por Construsite Brasil - Criação de SitesAssinatura da Construsite Brasil